domingo, 24 de março de 2013

Globalização

Conceito de globalização: A Globalização é definida como o processo de integração entre diversos países, nas áreas de economia, social, cultural e de comunicação, começou no século XVI, nas Grandes Navegações, que abriu aos conquistadores europeus, portas para exploração das terras do novo mundo, em seguida veio a revolução industrial, com o urgimento da maquina á vapor e depois veio o desenvolvimento da tecnologia, telefones, computadores, satélites, ETC.  







Efeito da Globalização no países subdesenvolvidos:  Nos países subdesenvolvidos a desqualificação de mão-de-obra gera desemprego, a globalização gera um empobrecimento geral nos países subdesenvolvidos, pois a maioria dos países tem de conviver com a falta de Educação, Saúde, falta de moradia e trabalho, entre outros problemas.  Existe uma grande desigualdade tecnológica entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos, pois países pobres não conseguem acompanhar o desenvolvimento da tecnologia das nações mais ricas, ou seja, a globalização trás desigualdade entre os países, pois lega grande concentração de capital e riquezas nas mãos de poucos e empobrecimento da maioria. 


A destruição ambiental movida pela Globalização:A Globalização contribui para a destruição ambiental, pois com ela há o desmatamento, aquecimento global e escassez da água, isso acontece porque os recursos naturais são explorados sem nenhum planejamento, exemplo disso são as indústrias petrolíferas, que muito vezes acabam derramando óleo na água, são coisas que muitas vezes acontecem debaixo do nosso nariz e sem que percebemos trarão problemas para as gerações futuras. Outro item que não deve se deixar passar é a fumaça liberada em excesso pelos carros, industrias e fabricas que contribui para o aquecimento global.  



8 comentários:

  1. 1
    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação.
    2
    Os efeitos é exigente ou seja, países precisam oferecer produtos de boa qualidade, mão de obra qualificada, melhores preços, alta produtividade para atender o mercado consumidor, alto grau tecnológico, tudo que nem todos os países conseguem atender para competir no mercado internacional.

    EDUARDA THAIS 9°D

    ResponderExcluir
  2. Marcelo Ximenes:

    1- A Globalização também foi motivo para início da Guerra Fria, por conta da corrida armamentista e corrida espacial. Com a evolução da tecnologia foi possível criar os Satélites que antes era somente de uso Militar, mas que hoje faz parte do nosso dia-a-dia.

    3- Outros exemplo é o desmatamento, que é a queima e derrubada, de árvores, ou seja, destruição das florestas, vale também lembrar que a Escassez da água, ou seca da água, concentra-se principalmente no continente africano, onde há muita seca por conta do clima, fora isso existem outros lugares cujo a seca também predomina.

    ResponderExcluir
  3. A globalização também é um fenômeno capitalista e complexo que começou na era dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.

    Natália de Oliveira - 9°D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Globaliza%C3%A7%C3%A3o

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Peço que coloquem as fontes dos sites que vocês tiraram as informações.
    Notei que os comentários da Eduarda e da Natália são totalmente de outro site por não colocarem a fonte, sendo assim, considero que essas não são as palavras das duas alunas, realizem a correção ou irei desconsiderar os comentários.

    ResponderExcluir
  6. 2-A globalização gerou um grande problema com os países subdesenvolvidos que é a falta de emprego, com o avanço da tecnologia a mão de obra foi substituída por maquinas mais capacitadas,ou seja menos homens trabalhando e mais maquinas ocupando seus espaços, assim deixando menos vagas de trabalho.
    3-Com o avanço da tecnologia surgiram carros e empresas que poluem muito o meio ambiente, e também a falta de água por falta de planejamento das empresas que exploram os recursos naturais, assim surgem os problemas ambientais causados pela globalização.
    Stefanny -9°D

    ResponderExcluir
  7. A Globalização começou nas chamadas Grandes Navegações,um Pais sai para outro para imigrar ou seja:Globalização é a integração entre Diverssos Paises.
    A Globalização não é muito bom para os trabalhadores porque eles estão sendo trocados por maquinas.Sendo Asim A Globalização é Uma Das Causadoras De Desemprego.

    ResponderExcluir